22 de maio de 2012

As Crianças Sabem da Paz - Menção Honrosa


       É dezembro, o natal aproxima-se. João já pensou na carta ao pai natal, mas não lhe ocorre nada mais se não pedir “piolhos”. Sim “piolhos”. Desejava ter “piolhos”. Tem tudo o que é de última geração, últimos modelos, os tops! 
       Todos os dias são iguais, num desassossego sossegado, de uma paz inerte, imóvel…inafetiva.
     O despertador toca às 7h. O pai do João acorda-o, da entrada do quarto, com o desejo dito numa ordem: Despacha – te! O João sai da cama quente e indolente, enfia-se na roupa. Compõe o cabelo ao espelho, e com uma coçadela, suspira por “piolhos”. Mal se senta à mesa e já o pai pronto, lhe grita da porta da rua: Despacha-te João! 
    O João arrasta os pés e a mochila até ao elevador do 10ºandar na cobertura de um prédio de condomínio privado. Descem à garagem e voam até à entrada da escola. O João sai do carro com um adeus e perde-se numa pequena multidão de outros tantos meninos…O João pergunta-se quantos destes meninos teriam “piolhos”… 
      6h da Tarde e a campainha da escola tinha acabado de tocar, já o João era engolido pela multidão até ao portão. O pai já o esperava impaciente. Como queria ter paz! 
      O João entrava no carro num só salto e até casa trocavam apenas “ Boa tarde”. O João pensava, se o pai alguma vez teria tido “piolhos”. 
    Em casa a empregada esperava-o com o lanche pronto. Lembrava-se da frase em francês e repetia-a mentalmente como para acalmar a sua falta de paz: “Sauvous la Terre… /l’ unique planete/ oú “pousse”le chocolate!”
     Rodou sobre as pernas cruzadas num carpélio de lã, na esperança de abandonar os seus pensamentos. Encostou-se a única janela sem terraço e olhou numa brechinha de céu, que o condomínio lhe permitia olhar a Terra, e voltou a ter a visão desejada, daquele menino deitado de costas no colo da mãe, enquanto esta o penteava devagarinho, detendo-se de vez em quando, enquanto parecia passear com os dedos os fios de cabelo e os acariciar… Deviam ser “piolhos”, pensou! Como ele desejava ter “piolhos”! 
     Sorriu, coçou a cabeça, acariciou os próprios cabelos, repetindo os gestos que via.
    O João sabia da paz! As crianças sabem das coisas! 
    As crianças sabem de chocolate! As crianças sabem da Paz!

       BEATRIZ SOUSA -10º B

     *O trabalho da Beatriz recebeu uma Menção Honrosa

Sem comentários: