24 de maio de 2012

Sobre Fernando Pessoa


        Sobre Fernando Pessoa

       "Do lar que nunca terei!" é assim que escreve e sente Fernando Pessoa, uma alma solitária que vagueia pelo mundo de todos nós, pelo mundo criado por ele próprio e pelo seu imaginário. Pessoa é um poeta do Mundo e não de um espaço, não tem local de nascimento a não ser na Terra, não tem um espaço a que chame casa ou lar, o mundo inteiro é esse espaço.

       Ele considera que não teve lar, não tem lar e nunca terá. Esse sentimento vivenciado pelo poeta passa para o papel através da bela poesia que apresenta e cria um tema, um modo de escrever e uma assinatura que é, apenas e só, sua. Pessoa utiliza as suas vivências para espelhar a vida de outros, utiliza a sua extraordinária imaginação para ser outros. Sozinho, Pessoa é, mas sozinho Pessoa não está, fisicamente sozinho aparenta estar, mas psicologicamente uma multidão o acompanha.

       O poeta pode-se considerar parteiro pela maneira como traz ao Mundo e dá vida a tanta gente e pode-se considerar coveiro pela maneira como enterra personagens que personificou. No nome apenas traz uma pessoa, mas no imaginário traz Portugal inteiro.
 Paulo Ribeiro, 12ºD

 Setúbal, 16-02-2012

Sem comentários: