25 de maio de 2012

As Crianças Sabem da Paz - 2º Prémio


                               As crianças sabem da paz


      Acordar de manhã com um sorriso nos lábios é difícil, mas é sem dúvida a melhor forma de começar o dia em paz. Quando o meu irmão de 6 anos salta para a minha cama cheio de energia e diz: “Joana, acorda para a vida”, apesar de me apetecer ficar enrolada nos lençóis e desejar que ele se vá embora para poder dormir mais um bocadinho, não consigo deixar de sorrir-lhe e de sentir uma paz enorme dentro de mim.

     A melhor doação que podemos fazer é dar um sorriso. Não se gasta nada para doá-lo, mas tem um grande valor para quem o recebe. Dura só um momento, mas a sua lembrança pode perdurar para o resto da vida. Não se compram sorrisos, não se pedem emprestados, também não se roubam, são espontâneos.

     Um sorriso pode querer dizer muita coisa: “desejo-te um bom dia”, “és bem-vindo”, “estás perdoado”, “gosto muito de ti”, “tinha saudades tuas”, “obrigado por seres meu amigo”…

      Já fiz a seguinte experiência: no caminho de casa para a escola, sorri a todas as pessoas com quem me cruzei e o resultado foi que recebi quase sempre retribuição. Uns mais envergonhados, outros mais expansivos. Mas não há dúvida que sorrir é contagiante.

      Um sorriso é a linguagem universal da paz, um sorriso lava a alma, cura doenças, salva vidas, cria laços, é eterno, é uma lição de solidariedade. Um sorriso é a melodia da paz.

     O sorriso de uma criança é um sorriso natural, verdadeiro, intenso e, por vezes, inocente.

     E já agora, vamos sorrir mais um pouco, para através desse sorriso espalhar a paz que existe dentro de nós?


      JOANA FOITO – 10º B

 * O Trabalho da Joana recebeu o 2º prémio a nível local e o 2º prémio a nível nacional.

Sem comentários: