8 de dezembro de 2012

Ilustração dos Contos de Hans Christian Andersen

Contos Hans Christian Andersen na Biblioteca da Escola Secundária de D. João II

Foi assim que tudo começou…
“Num reino muito distante, uma linda princesa…” podia ser este o início do conto, mas não, desta vez não foi assim. 
Vamos então recomeçar. Era uma vez um grande contador de histórias chamado Neils Fisher que nos honrou com sua visita. A bordo da Biblioteca da Escola esperavam-no, acomodados, os alunos do 7º (A, B e C), 8º F, 11º (E, F e G), cujos olhares curiosos seguiam Neils Fisher, ora para a direita, ora para a esquerda. 
A lição era sobre os contos, repletos de magia, de Hans Christian Andersen. Quem não se lembra do famoso Patinho Feio ou do Soldadinho de Chumbo
Alunos e professoras ouviram, leram, opinaram, pois tudo era permitido nesta sessão. Isto, para concluir que afinal a moral da história está na capacidade de interpretação de cada um de nós. Bem vista a situação, só nesta sala apinhada de livros e de histórias, mas sobretudo de seres humanos, teríamos mais de sessenta interpretações diferentes.

mas o conto continua … 

Posteriormente os alunos do 7º A, B e C leram contos em sala de aula na disciplina de Português, com a professora Gracinda Mateus.

Agora sim, os meninos estavam preparados para a próxima fase. Então, no 3º período, os alunos voltaram à Biblioteca para mais uma aula diferente com a professora de Português e a professora bibliotecária Fernanda Ledesma e no caso da turma do 7ºA, também com a professora Leonor Taurino de Educação Visual e Tecnológica. 

Querem saber para quê? A professora bibliotecária tinha uma caixa mágica cheia de lápis de todas as cores, que ajudariam os meninos a ilustrarem os contos ou melhor, as ideias que retiveram da leitura dos contos.

Sem comentários: