18 de janeiro de 2013

Oficina de Escrita Criativa

Formadora em escrita criativa, Leonor Tenreiro esteve na nossa escola no dia 17 de janeiro, com a finalidade de despertar para o prazer de criar através da escrita.
 


A Oficina de Escrita Criativa com Leonor Tenreiro decorreu na Sala de Conferências da Biblioteca, no dia 17 de janeiro de 2013 e foi organizada pelas professoras Isabel Torres da equipa da biblioteca e a professora Florinda Trabuco e Helena Bray.

Mas o que é a Escrita Criativa?
Vamos tentar perceber? Refere Mancelos (2007: 14) como conceito de escrita criativa ...
 "o estudo crítico, a transmissão e o exercício de técnicas utilizadas por escritores e ensaístas de diversas épocas, culturas e correntes, para a elaboração de textos literários ou mesmo não literários."
Com este incentivo à experimentação das técnicas de escrita criativa será que sairão daqui alunos aspirantes as escritores? quem sabe!
O que importa é fomentar nos nossos alunos o gosto pela leitura e pela escrita, o resto do percurso estará na mão deles.


Para quem tiver curiosidade em ler mais um pouco sobre o assunto deixamos a ligação para um dossier sobre escrita criativa no site da Direção Geral de Educação.

Mas quem é a nossa convidada Leonor Tenreiro?

A escrita está na sua vida desde sempre. Já foi jornalista, guionista e assistente editorial, mas é a escrever livros para crianças e a contar histórias que mais realizada se sente.
Publicou  um livro para crianças, O Homem Que Ia Contra as Portas – cuja ilustração foi premiada no Festival Amadora de BD de 2010 –, e tem vindo a apresentá-lo em livrarias, bibliotecas e feiras do livro pelo país.  Para saber mais visite o website escrever escrever.


"A criação é a mais eficaz de todas as escolas de paciência e de lucidez." Autor - Camus , Albert

Sem comentários: