11 de maio de 2013

Infográfico: Museus de Setúbal

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnicos de Turismo, elaboraram um infográfico na disciplina de TIC e com apoio da biblioteca, escolhendo uma área relacionada com o seu curso, sobre a qual encontraram  informação disponível no website Portada – na área da cultura - Os Museus do município. 

Para recolher informação acessível e atualizada recorreram às tecnologias, navegando e pesquisando na internet que os pode ligar ao mundo inteiro, através de um clique. Fizeram uma visita aos museus, nos quais recolheram panfletos de divulgação e documentos que gentilmente lhes cederam. Também aplicaram um questionário online, nomeadamente através do facebook, para o qual definiram previamente o público-alvo (habitantes do concelho de Setúbal, estudantes em Setúbal ou indivíduos que trabalham ou desenvolvem a sua atividade profissional no concelho de Setúbal) com o objetivo recolher dados sobre o nível de conhecimento dos inquiridos sobre os museus existentes no concelho.




Resultados do  questionário


Pelos dados recolhidos, com a aplicação dos questionário, verificou-se que apenas 36% dos inquiridos sabe que existem 5 museus em Setúbal. O museu que tem mais visitas é o Convento de Jesus/Museu de Setúbal, seguido do Museu do Trabalho. O Museu Sebastião da Gama é o que menos visitas recebe, talvez por se situar fora da cidade. 

Pelas visitas que fizeram e pelos documentos recolhidos puderam observar que os museus deixaram de ser compreendidos, apenas como casas onde se guardam relíquias de um certo passado, pois todos dinamizam atividades e se vão renovando de forma de forma a atrair o seu público.

Sem comentários: