7 de junho de 2013

Nos Passos de Gonçalo Cadilhe

No dia 3 de Junho do corrente mês, recebemos a visita do escritor Gonçalo Cadilhe, na nossa Escola, a Secundária D. João II.
Na Biblioteca, que promoveu o encontro, encontravam-se quase todos os alunos, do 10º ano da escola e ainda turmas da Escola Secundária de Bocage, Escola Secundária Lima de Freitas e Escola Secundária Sebastião da Gama.
As turmas tinham trabalhado textos e/ou livro do autor e o entusiasmo de todos era grande, já que tínhamos a possibilidade de conversar com ele e de ouvir ao vivo as suas aventuras de viagem.
Cadilhe chegou e de imediato encantou os participantes. Comunicativo, provocador, simpático, descomplicado, próximo de todos.
Depois de uma breve resenha dos seus anos de estudante, nos quais praticou surf e se licenciou em Gestão de Empresas, decidiu com o apoio do jornal Expresso dar a volta ao mundo. A partir daí, nunca mais parou de viajar.
Viajou pela Ásia e pela África e com o dinheiro que recebeu investiu em comprar casas humildes e típicas nos locais que percorreu: uma casa flutuante na Indonésia, outra a dois mil metros de altitude na Índia, no Taiti uma casa na árvore….
Tal como frisou é “mais importante o Ser do que o Ter”. Assim, surpreendeu-nos com imagens e relatos de viagens à margem do conceito turístico: Filipinas, Bali, India, Polinésia, África, o Deserto da Namíbia, Havai….tantos sítios, tantas experiências que lemos avidamente na sua literatura de viagens e, que agora pudemos ouvir em 1ª mão.
Seguidamente, um grupo de alunos da nossa escola apresentou um trabalho inovador que mostrava a rota de Magalhães baseando-se no livro de Cadilhe Nos Passos de Magalhães.
A Escola Secundária de Bocage apresentou igualmente trabalhos sobre a obra do autor, bem como a Lima de Feitas.
O encontro foi um sucesso para os presentes e a presença amável de Cadilhe inspirou-nos a todos.
Mais uma vez a Biblioteca e a nossa escola estiveram de parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Por Alexandra, Camila, Catarina, Jéssica – 10º G

Sem comentários: