No dia 15 de Março de 2011, recebemos na Mediateca a visita de duas psicólogas, Dra Isabel do Carmo e Dra Joana Peres - ambas do projecto VOA - para conversarem connosco sobre Violência Doméstica.
A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número, de forma silenciosa e dissimuladamente.
Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico.
Dois Tipos de Violência
A Violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros, agressões com diversos objectos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes. Quando a vítima é criança, além da agressão activa e física, também é considerada violência os factos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis.
A Violência Psicológica ou Agressão Emocional, às vezes tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.