24 de maio de 2018

Biblioteca Escolar 2018





Vídeo da Biblioteca da Escola Secundária D. João II - 2018.

Realizado e editado por alunos da Escola Secundária D. João II.

22 de maio de 2018

Exposição Primavera - Biblioteca Escolar


Está patente na Biblioteca Escolar a exposição PRIMAVERA.

Os trabalhos apresentados foram realizados pelos alunos do Curso de Multimédia, do 12ºE.















15 de maio de 2018

Livro do mês de maio 2018 - Biblioteca Escolar

Livro do mês de maio na Biblioteca - O Homem do País Azul 
Autor: Alegre, Manuel






O Homem do País Azul veio revelar uma outra consistente faceta da criação literária de Manuel Alegre. Nelas se conjuga o mais particular e o mais secreto de cada homem com a imensidão do fantástico e do arquetípico. E a dualidade, tratada com acentuada riqueza estilística, confere-lhes sentido universal. O sentido universal da errância e da procura, do real e do imaginário, das rotinas e do inesperado, que em qualquer momento tudo pode subverter. Na alegoria de O Homem do País Azul estão de facto abrangidas todas as terras onde se demanda a liberdade e o sentido de existir. Por ela perpassa o sonho e a nostalgia dos anos sessenta: Paris, Argel, Bolívia, Guevara, a utopia, a festa, o amor, o risco. O Homem do País Azul, poético, fantástico, misterioso, vai direito ao coração. E reacende a «memória perturbada».


 Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu em 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi campeão de natação e actor do Teatro Universitário de Coimbra (TEUC). Em 1961 é mobilizado para Angola. Preso pela PIDE, passa seis meses na Fortaleza de S. Paulo, em Luanda, onde escreve grande parte dos poemas do seu primeiro livro, Praça da Canção. Em 1964 é eleito membro do comité nacional da Frente Patriótica de Libertação Nacional e passa a trabalhar em Argel, na emissora Voz da Liberdade. Regressa a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Dirigente histórico do Partido Socialista desde 1974, foi vice-presidente da Assembleia da República, de 1995 a 2009, e é membro do Conselho de Estado. A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada. Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários: Grande Prémio de Poesia da APE-CTT, Prémio da Crítica Literária da AICL, Prémio Fernando Namora e Prémio Pessoa, em 1999. Ao seu livro de poemas Doze Naus foi atribuído o Prémio Dom Dinis.

Fonte: Leya Online


8 de maio de 2018

Visita de estudo à ilha de S. Miguel, nos Açores


De 22 e 25 de abril, um grupo de 22 alunos do 11º ano de escolaridade , acompanhados por 4 professores, deslocaram-se à ilha de S. Miguel, nos Açores, em visita de estudo. Alunos e professores participaram em diversas visitas de índole cultural (visita a Ponta Delgada e visita às estufas de ananases) e científica (visita à Lagoa das Sete Cidades, à Caldeira Velha, à Lagoa do Fogo, à Lagoa das Furnas, às fumarolas e nascentes termais da mesma povoação, observação de Cetáceos, ao CIVISA e à Central Geotérmica da Ribeira Grande); também usufruíram de momentos de saudável convívio e lazer (destacam-se os banhos na Ponta da Ferraria e nas águas termais do Parque Terra Nostra) e de contacto com a gastronomia da ilha (bife regional e cozido das Furnas).

O comportamento dos alunos foi exemplar quer no interesse demonstrado nas atividades, quer no cumprimento da pontualidade e observação das regras da Pousada da Juventude. Foi uma viagem inesquecível para todos os participantes.


E-TECH 2018

E-TECH PORTUGAL 2018


 A E-Tech Portugal, certame tecnológico que inclui mostra de produtos e projetos, workshops e uma conferência, regressa nos dias 11 e 12 de maio, ao cais 3 do porto de Setúbal.




Com o tema “Cidadania e Segurança Digital”, a terceira edição da E-Tech, organizada em parceria pela E-Code, escola de programação da EDUGEP, a Câmara Municipal de Setúbal, a Associação Nacional de Professores de Informática e a Associação da Indústria da Península de Setúbal, junta, no mesmo espaço, uma feira tecnológica, uma conferência com personalidades de reconhecido mérito na área das tecnologias, mais de duas dezenas de workshops e concursos de robótica, drones e gaming.


Projeto European School Network


No âmbito do Projeto European School Network, 7 alunos e uma professora da Escola Secundária D. João II ((Íris Martins, do 10ºD; Alexandra Santos,Gonçalo Joaquim, Inês Marques, Jéssica Santos, Mariana Messias, do 11ºA; Duarte Mayer, do 11ºF e Adelaide Botelho) realizaram um intercâmbio com escola Corderius College de Amersfoort, na Holanda. A comitiva portuguesa visitou a escola Corderius College entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2018, ficando hospedada em casa de famílias de alunos e professor da escola. Nos 5 dias de visita, alunos e professora assistiram a aulas / reuniões e fizeram atividades na escola, visitaram a cidade de Amersfoort e de Amesterdão. A comitiva holandesa, por sua vez, visitou a escola Secundária D. João II entre os dias 24 e 28 de março de 2018, ficando hospedada em casa dos alunos e professora da nossa escola. Em Setúbal, coincidindo a viagem com as férias escolares da Páscoa, visitaram a escola, onde realizaram um workshop de fotografia com a profª Mª José Pereira, passearam ao longo do Rio Sado na embarcação "Maravilha do Sado" (gentilmente cedida pela CMS), realizaram visita guiada à Casa da Baía e Forte de São Filipe e deslocaram-se a Lisboa para visita guiada pelos nossos alunos da Escola Secundária D. João II.











Expo Sync Lisboa

Expo Sync Lisboa está de volta para a sua 2ª Edição
+ equipamentos
+ tecnologias
+ demonstração do processo tecnológico e criativo
Vem conhecer por dentro as actividades do Som e da Imagem e o trabalho de produtores, técnicos e artistas que actuam no panorama audiovisual nacional, os quais, em conjunto com as marcas, produtos e serviços em exposição na feira, demonstram aos futuros profissionais do mercado de trabalho - os alunos - as mais variadas técnicas de produção e a sua experiência.





Uma feira para profissionais, aberta a escolas, que combina a mostra dinâmica de equipamentos e soluções com a realização de workshops, apresentações e demonstração do processo criativo e de produção nas áreas de televisão, cinema, música, espectáculo, instalação, fotografia, vídeo, multimédia, comunicação visual, publicidade e artes visuais e performativas.