21 de janeiro de 2021

Comemoração - Dia da Escola 2021

 

 "Dia da Escola 2021" 

 Com as devidas adaptações à situação de pandemia em que vivemos, iremos este ano letivo, caso a situação sanitária  o permita, comemorar o "Dia da Escola", à imagem do que foi realizado no dia 3 de maio de 2019. 

Queremos continuar a comemorar em comunidade a nossa escola que este ano perfaz 38 anos de atividade letiva. A comemoração deste "Dia da Escola" é uma comemoração adiada do ano letivo transato, que perante um cenário de pandemia e quarentena impossibilitou qualquer ato comemorativo.

 Integrado no DAC da escola, sob o tema "À descoberta da Índia", queremos que os nossos alunos contextualizem os tempos de D. João II através da obra "Painéis de S. Vicente", criada em 1460 por Nuno Gonçalves, pintor português do século XV, e que experienciem o sonho do nosso patrono -  a descoberta do caminho marítimo para a Índia, e a interculturalidade.

 Os alunos que frequentaram o oitavo ano de escolaridade, no ano letivo 2019/2020, visitaram no dia 19/2/20 o Museu Nacional de Arte Antiga e a obra "Os painéis de S. Vicente", numa perspetiva interdisciplinar, assim como abordaram, em aula, na disciplina de Português, a obra "Quem é esta gente nos painéis de S. Vicente", da autoria das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. 

 No dia 20 de maio de 2021, dia em que Vasco da Gama chegou à Índia em 1498, queremos retomar este projeto mesmo que de um modo simbólico, e contamos com a participação da comunidade educativa para comemorar a escola, o espaço, por excelência, das aprendizagens e da socialização.

 Numa articulação com o Museu Nacional de Arte Antiga, teremos na nossa escola as réplicas, em tamanho natural, da obra "Os painéis de S. Vicente", e contamos com a disponibilidade da escritora Ana Maria Magalhães, caso existam condições favoráveis à realização do simbólico evento que pretendemos realizar. 

A dinâmica do evento será adaptada à situação específica que estivermos a viver no momento de realização do mesmo, que poderá ser meramente expositivo, sem participação direta dos alunos, garantindo as medidas de segurança. 

 Partilhamos o link de  um breve vídeo de apresentação do "Dia da Escola 2021".  Aqui

 (A organização do evento "Dia da Escola")





Sem comentários: