12 de abril de 2021

Poema da semana - Biblioteca Escolar -A Íris Selvagem de Louise Glück

Em destaque na Biblioteca Escolar - A Íris Selvagem de Louise Glück.

 

Louise Glück recebeu o Prémio Nobel da Literatura de 2020, “pela sua inconfundível voz poética,que, com uma beleza austera, tornou universal a existência individual”. O prémio da Academia Sueca reconhece um longo percurso de escrita de poesia e ensaio. 

Louise Glück nasceu a 22 de Abril de 1943 em Nova Iorque, filha de emigrantes húngaros, que se haviam fixado nos EUA algumas décadas antes. Estudou na Sarah Lawrence College e na Universidade de Columbia.

Em 1993, venceu o Pulitzer Prize, com The Wild Iris, uma coleção de poemas que coloca as flores de um jardim em conversa com um jardineiro.

Em 2014, foi-lhe atribuído o National Book Award, um também importante galardão literário norte-americano, por Faithful and Virtuous Night, que aborda temas como o luto e a mortalidade.

 Entre os prémios que recebeu ao longo da sua carreira, conta-se também o National Book Critics Circle Bollingen Prize, atribuído pela Universidade de Yale, onde é professora de Inglês.

 Em 2015, o então Presidente norte-americano, Barack Obama, condecorou-a com a Medalha Nacional de Humanidades, atribuída anualmente a uma dúzia de artistas e historiadores pelo seu contributo para as humanidades.

 

                                             Em exposição na Biblioteca Escolar.
 

 

Sem comentários: