30 de outubro de 2017

O projeto European School Network


Breve notícia sobre o projeto "European School Network" e a  participação da nossa escola na 11ª Conferência em Wiesbaden.


"A nossa Escola continua com o projeto internacional “European School Network” (ESN) em vigor desde 2008. O ESN possui um perfil de micro-Erasmus, permitindo uma experiência de 1 ou 2 semanas a alunos e docentes numa das 26 escolas dos 12 países do projeto (Alemanha, Finlândia, França, Itália, Israel, Holanda, Hungria, Polónia, Portugal, Espanha, Roménia e Turquia). Nos anos transatos enviámos 2 docentes à Finlândia e 1 à Turquia. Enviámos também 1 aluna a Itália e 9 alunos a Wiesbaden, na Alemanha. Recebemos 12 alunos de Wiesbaden (Alemanha),1 aluna italiana de Sarnico (Itália) e 1 aluno da Holanda. Em 2014-2015 recebemos um grupo de 16 alunos e 5 professores Finlandeses e 15 alunos e 2 professores de Amersfoort (Holanda). Enviámos duas alunas a Istambul (Turquia) e a Nokia (Finlândia). A escola holandesa, Corderius College, deslocou-se à nossa escola no passado mês de maio de 2017, estando prevista nova visita para setembro de 2018.

Nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de outubro de 2017  decorreu em Wiesbaden - Alemanha, a 11ª Conferência ESN, que contou com a presença do Diretor da Escola, Dr. Ramiro Sousa, da coordenadora de projetos e da aluna do 11ºA - Andra Bolea. Participaram nesta conferência 2 a 3 professores de cada escola e um total de 22 alunos. Os alunos criaram um projeto intitulado "Equaland", no âmbito da proposta "Cidade do futuro", criada democraticamente pelos jovens participantes nesta conferência, que surgiu pelo diálogo, discussão, troca de experiências, vivências de cada um dos alunos das diferentes escolas e nacionalidades. Os professores fizeram o balanço dos intercâmbios realizados por cada escola no último ano letivo e apresentaram novas propostas de projetos temáticos, que possam mobilizar mais e novos alunos e professores, com objetivos específicos dentro de um assunto, tema, conteúdo, etc, com o intuito de aumentar a dinâmica do próprio ESN. Como balanço final, ficaram a riqueza dos dados: 2015/2016 - 372 intercâmbios, em 2016/2017 - 557 intercâmbios, constatando mais uma vez a influência muito positiva que este tipo de experiências produz nos estudantes, projetando-os no mundo, alargando os horizontes e capacitando-os de uma vasta riqueza cultural e social."







Sem comentários: