10 de dezembro de 2018

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos



10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Hoje celebra-se o 70.º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

A Biblioteca assinala esta data com uma exposição.

6 de dezembro de 2018

Estudar na Biblioteca Escolar


Um grupo de alunos do 11B a estudar na Biblioteca e a utilizar os recursos digitais nesta manhã de 6 de dezembro de 2018.



Natal na D.João II









Exposição de trabalhos e inspiração natalícia na nossa escola.



Presépio


Um Feliz Natal !

A exposição de trabalhos  realizados pelos alunos pode ser visitada até janeiro de 2019.




Conferência com o escritor Ricardo Frade


O escritor Ricardo Frade apresentou hoje, dia 6 de dezembro, o seu livro "Pé Descalço - Da Suécia a Portugal sem um tostão!", na Escola Secundária D. João II, em Setúbal.
Um evento que contou com a participação dos alunos e professores da nossa escola.
O nosso  agradecimento ao escritor Ricardo Frade.


Ricardo Frade editou em 2014 o seu primeiro livro, o “Pé Descalço – da Suécia a Portugal sem um tostão!” (com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa), contando a viagem que fez sem dinheiro ou cartões de crédito, sem telefone e sem computador, do norte da Suécia até Portugal, para mostrar a toda a gente que a maioria dos problemas pode ser ultrapassada se pusermos os pés ao caminho.




29 de novembro de 2018

Natal na Biblioteca

Natal na Biblioteca.

Os trabalhos realizados, no âmbito das várias disciplinas, alusivos ao Natal, começam a ser expostos na Biblioteca.  As árvores de Natal  nos vários espaços escolares e o presépio na entrada da nossa escola captam o nosso olhar.

#djoaoiisetúbal





Livro do mês de novembro e dezembro de 2018

Livro do mês de novembro e dezembro exposto na Biblioteca, junto às janelas envidraçadas.


Sobre a escritora:

Nasceu em 1926, em Monroeville, nos Estados Unidos da América, onde frequentou o Huntigton College e estudou Direito na Universidade do Alabama. Foi galardoada com o Prémio Pulitzer e com vários outros prémios. Mataram a Cotovia foi nomeado pelos principais livreiros americanos como O Melhor Romance do século XX, a obra-prima da literatura americana. Já vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo e está traduzido para mais de 40 línguas. Viveu sempre uma vida completamente afastada dos círculos mediáticos. Morou toda a sua vida na casa onde passou a sua infância, em Monroeville, no estado sulista do Alabama.


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
 Livro destinado a leitura autónoma.

 Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão, o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista. Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando-os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito. Atticus vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal. Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.

Fonte: Wook

26 de novembro de 2018

Embalagem Solidária



A Escola Secundária D. João II  associa-se ao projeto "embalagem solidária", uma iniciativa dos CTT, que permite o envio gratuito de bens para instituições de solidariedade.


Blogue de Filosofia - Jornal de Filosofia - 2018-2019


Blogue dinamizado pela Professora Helena Bray com os alunos de Filosofia (2018-2019), na Escola Secundária D. João II.


25 de novembro de 2018

School of Hard Rock e Hubble Vision



Nos dias 22 e 23 de Novembro no âmbito da Disciplina de Inglês os alunos das turmas do 11ºC, D, E e do 12ºF e 12ºG foram a Lisboa para participarem numa atividade em Inglês dinamizada pelo Hard Rock Café Lisboa ‘‘SCHOOL OF HARD ROCK’’. Nesta atividade os alunos tiveram uma aula interativa acerca da evolução da música, realizaram um quiz interativo e fizeram uma visita guiada com explicações sobre toda a memorabilia exposta. Participaram, ainda, numa atividade promovida pelo Planetário Calouste Gulbenkian "Hubble Vision" uma Nova Visão do Universo, que se trata de um documentário em Inglês que mostra uma viagem fascinante através do Cosmos.

23 de novembro de 2018

Blogue de Inglês - Oldplusnew - 2018-2019


Blogue dinamizado pela Professora MLMonteiro com os alunos do 10A, 10B, 11A, 11B  
(2018-2019), na Escola Secundária D. João II. Um projeto que abraçamos com alegria e entusiasmo.

 #inglês #secundário #10 ano #11ano #Cursos Científico-Humanísticos

(as fotos publicadas no blogue estão sujeitas a direitos de autor)

Old plus new promove estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das áreas temáticas e promove estratégias que envolvam por parte do aluno: - tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia; - incentivo à procura e aprofundamento de informação.


Os conteúdos programáticos dos Cursos Científico-Humanísticos estimulam a construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos com repercussões individuais e coletivas.
Estimulam, ainda, o uso da literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto. Comunicar online a uma escala local, nacional e internacional; demonstrar progressivamente autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribuir para projetos de grupo são objetivos a cumprir.

Os cursos Científico-Humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico).



22 de novembro de 2018

Exposição na Biblioteca - Será que conheces o destino da água que utilizas?

A Exposição  "Será que conheces o destino da água que utilizas?" está patente na pequena galeria da Biblioteca Escolar. A maquete em exposição foi realizada pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial ( 12ºI - Turno 2).



                                  Foto: Equipa da Biblioteca

Poema da Semana de António Machado


Semanalmente é selecionado um poema e destacado numa área aprazível da nossa Biblioteca. As bonitas janelas envidraçadas partilham com o espaço interior a monotonia das cores de outono. A nossa atenção é desperta pelos poemas que nos convidam a parar, a ler e a sentir as palavras dos poetas. 
 O poema é de António Machado. A ilustração de C.G.






15 de novembro de 2018

Conferência - Crime informático e Cyber segurança


Foto: M.P.

Conferência - Crime informático e Cyber segurança

A conferência realizou-se no dia 10 de novembro de 2018, no auditório da nossa escola.

Os Alebrije trouxeram o folclore mexicano à D. João II.

 Os Alebrije trouxeram o folclore mexicano à D. João II.

Tradições, trajes, danças das diversas regiões mexicanos e um altar de Los Muertos a Amália Rodrigues e a Amalia Hernández.
A atividade teve lugar no auditório da nossa escola.
Parabéns a todos!!

Os conteúdos programáticos dos Cursos Científico-Humanísticos estimulam a construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro,  bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos com repercussões individuais e coletivas. 



                    

Foto: M.P.

Dia Mundial da Filosofia



Imagem : Equipa da Biblioteca


15 de novembro de 2018
Destacamos a importância da Filosofia para o desenvolvimento de um pensamento crítico, nomeadamente a capacidade de refletir sobre a informação que nos chega através dos media. Promovendo a integração curricular, e tendo como ponto de partida o "Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória", faz-se, num plano de aula, uma articulação entre a Filosofia do 10.º e 11.º anos e os referenciais “Aprender com a Biblioteca Escolar” e "Educação para os media".

Fonte: https://apfilosofia.org/dia-mundial-da-filosofia/