18 de abril de 2013

Leitura com sotaque - Outras Grafias e Fonias

 MADRIGAL EM TÉTUM

Ó nia mátan fúrak lós hanéçan café fúan,
ó nia rêi midar liu bátar múçan;
kárik háu há iha ó súcar liu karau lá iha
haú hadómi liu liu maka ó tóo liu fútu mánu.


  •   Com grafia e fonia portuguesas, eis uma versão livre do texto original:
 Os teus olhos são lindos como grãos de café,
 os teus beijos gostosos como milho;
 preciso mais de ti que de um búfalo
 e gosto mais de ti que da luta de galos.

Seleção escolhida por Wilson do 10H
(Autor do poema por indicar)

*
Nha tera, nha sentimento
Nha papiamento, nha dóxi cau
Oh, nha bida, dj'u sabi, ma n'qrê torna flau
Ma n'ta amau, y nôs passado cata squecedo
Ai, sodade bô. ai, speransa
D'in torna odjau
La di riba na horizónti
Riba mónti
N'qrê canta na bo caminho
N'qrê badja, co tudo carinho
Di bo morabéza, ó, mai.

  • Com grafia e fonia portuguesas, eis uma versão livre do texto original:
 Minha terra, meu sentimento
 Minha fala, meu doce lugar
Oh, minha vida, já sabes, mas quero voltar a dizer-te
Que eu te amo, e o nosso passado não é esquecido
Ai, que saudades tuas, ai, esperança
De voltar a ver-te
Lá em cima no horizonte
Em cima do monte
Quero cantar no teu caminho
Quero dançar com todo o carinho
De teus braços abertos, ó mãe.

Seleção de Júlio do 10ºI
(Autor do poema por indicar)


Sem comentários: