29 de maio de 2013

Encontro com Gonçalo Cadilhe

Encontro com Gonçalo Cadilhe, para os 10º anos, no dia 3 de Junho, na Biblioteca da Escola Secundária D. João II.

22 de maio de 2013

12.04.2013 dia de teste intermédio... e as inquietações de uma aluna"



12.04.2013 foi dia de teste intermédio... é um texto criativo elaborado por uma aluna, reflete as  suas inquietações ou as inquietações de muitos alunos que estão na mesma situação. 





"12.04.2013 


Nesta sexta-feira tive Teste Intermédio de Matemática às 10h30.
Estava um pouco nervosa. Passei o intervalo todo com o livro na mão, o que tinha os resumos todos. Fotocopiei de novo o formulário, apesar de já o ter feito em casa...
Fui ter com a Adriana e a Maria, que não me aliviaram o espírito tanto como esperava.


E a hora chegou.


A professora de Inglês distribuiu a primeira parte, com calculadora. Até me sentia relaxada. A Ângela sentou-se à minha frente. Gosto muito de estar ao pé dela, fico mais calma, mais segura.
Comecei a fazer o teste. Estava tudo bem, até bem demais. 
Apareceu a professora Diana, para verificar os nossos formulários. Culpa do João, durante a aula da professora Joana. Que teimoso, levar o formulário do explicador. O professor Tomás bem que avisara a turma várias vezes. Contudo,  há pessoas casmurras. E a professora Diana obviamente não se deixava enganar por um piolho, viu logo tinha mais fórmulas que o resto daquela turma. Vim a saber desta história ao almoço.
Voltando para o meu desastroso esforço matemático...
O último exercício lixou-me logo a vida. A partir daí pensei:"já foste". 
- Faltam dois minutos - avisava a professora Cláudia.
E pronto, fez-se luz. Ia escrever, como os meus colegas dizem, "à candonga", mas podia ser que tivesse mais um ponto ou dois (o que não aconteceu, visto que cheguei ao tablet à noite vi os critérios de avaliação).
Recolheram-se as primeiras folhas e foi-nos entregue a segunda parte, sem calculadora. Eu sabia que não ia precisar dela, em casa também não a uso assim tanto, mas ter aquele espaço vazio na secretária deixou-me insegura, foi deveras desconcertante. Nada a  que eventualmente me vá habituar.
Logo na primeira folha começou a tragédia. Ainda por cima o exercício que envolvia volumes tinha como figura que tipo de objeto? - Exacto, não é difícil de adivinhar - uma CALCULADORA. Filhos de alguém que eu cá sei dos professores que trabalham no gave. Ainda dizem que querem o melhor para nós. Já os conseguia imaginar a rir num bar no Bairro Alto a beber cocktails e comer doces à noite,  depois do nosso TIM: 
" Devem ter ficado tão parvos quando viram o exercício! Hahaha!" 
"Sim, boquiabertos, sem saber que fórmula utilizar! Heheheheheheheheh! " 
"Ainda por cima eram logo duas fórmulas!" 
"E três exercícios derivados do mesmo enunciado!" 
"Era capaz de pagar para ver as caras deles! MUAHAHAHAHAHA!"
Ou, sim eles iam ver. Mal esperava eu para lhes bater à porta, disfarçada de polícia para ver as suas caras ao analisarem os resultados horríveis do 9º ano. Era para aprenderem que connosco não gozam. 
Sim, eu faço muitos filmes na minha cabeça, mas devo ter perdido apenas meio minuto para visualizar tudo isto.
Onde é que eu ia...? Certo, retomando o TIM.
E a partir daí foi a desgraça total. Eu fiz aquilo que consegui, até resolvi exercícios que não sabia fazer para acabar a tempo.
A meio desta parte pedi à Margarida, sentada ao meu lado, a folha de teste sobresselente que comprara. Infelizmente não ia precisar dela. Bem que a tentei ajudar durante o teste, mas decorreram dois grandes fatores para que isso não acontecesse. 


Razões que não me permitiram ajudar a Margarida:


1.  Se eu não sabia fazer para mim, como é que ia fazer para ela, ou, pelo menos, guiá-lá?
2. Com aquela professora, a olhar para mim sempre que levantava a cabeça para respirar fundo ou a olhar pela janela, que olhava para o relógio três vezes por segundo, penso que mais ninguém conseguiu ajuda.


Bem, acabei mesmo nos últimos 5 minutos. Fiz uma revisão e conseguia imaginar-me a mais tarde tirar uma fotografia às minhas respostas para colocar no facebook " se chegar aos 1000 likes vou apadrinhar uma criança em África" - e provavelmente procurar alguém que lhe ensinasse Matemática e outro alguém para fazer os testes por ela, para que não morresse com um AVC como a sua madrinha.
Pronto, foi assim que aconteceu. Não, não é essa série que estão a pensar. No entanto, devo confessar que aqueles 5 amigos são uma bela companhia para rir.
Autora: Clara Sousa"
Este texto tem direitos de autor reservados, pode ser divulgado, mas não alterado.  

13 de maio de 2013

Formação PORDATA na Biblioteca da D. João II


Realiza-se uma sessão de formação PORDATA na Biblioteca da Escola Secundária D. João II, dia 16 de maio, pelas 17 h.


11 de maio de 2013

Infográfico: Museus de Setúbal

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnicos de Turismo, elaboraram um infográfico na disciplina de TIC e com apoio da biblioteca, escolhendo uma área relacionada com o seu curso, sobre a qual encontraram  informação disponível no website Portada – na área da cultura - Os Museus do município. 

Para recolher informação acessível e atualizada recorreram às tecnologias, navegando e pesquisando na internet que os pode ligar ao mundo inteiro, através de um clique. Fizeram uma visita aos museus, nos quais recolheram panfletos de divulgação e documentos que gentilmente lhes cederam. Também aplicaram um questionário online, nomeadamente através do facebook, para o qual definiram previamente o público-alvo (habitantes do concelho de Setúbal, estudantes em Setúbal ou indivíduos que trabalham ou desenvolvem a sua atividade profissional no concelho de Setúbal) com o objetivo recolher dados sobre o nível de conhecimento dos inquiridos sobre os museus existentes no concelho.




Resultados do  questionário


Pelos dados recolhidos, com a aplicação dos questionário, verificou-se que apenas 36% dos inquiridos sabe que existem 5 museus em Setúbal. O museu que tem mais visitas é o Convento de Jesus/Museu de Setúbal, seguido do Museu do Trabalho. O Museu Sebastião da Gama é o que menos visitas recebe, talvez por se situar fora da cidade. 

Pelas visitas que fizeram e pelos documentos recolhidos puderam observar que os museus deixaram de ser compreendidos, apenas como casas onde se guardam relíquias de um certo passado, pois todos dinamizam atividades e se vão renovando de forma de forma a atrair o seu público.

Segura-te! nas Curtas Sadinas

Estão aí, mais uma vez, as Curtas Sadinas, com a participação do curso Profissional de Técnico Multimédia da Escola D. João II. 
Não é a primeira vez que os alunos que frequentam o Curso Profissional de Multimédia participam nas Curtas Sadinas. O projeto "O Mundo do João", valeu-lhes, em 2009, o 3.º Prémio Nacional de Inovação Pedagógica (Sinase, Prémios de Reconhecimento à Educação), e uma menção honrosa no projecto Escola Alerta.

Este ano é com Segura-te! “É uma animação em flash sobre prevenção rodoviária e destinada a crianças”

O trailer


Mais informação na página das Curtas Sadinas no facebook 


5 de maio de 2013

Ler o Mar no Secundário - Mês da Leitura e do Mar

   O Mês da Leitura e do Mar encerrou com as sessões de apresentação do projeto “Ler o Mar no Secundário”, das turmas 10 B e C que teve como base o livro “Nos passos de Magalhães” de Gonçalo Cadilhe.

   Foi um projeto que decorreu ao longo de todo ano letivo. No primeiro período os alunos fizeram a primeira leitura do livro, no segundo período foram divididos em grupos de trabalho para procederem a anotações, juntando pesquisas adicionais numa wiki e por fim elaboraram a apresentação gráfica dos respetivos capítulos recorrendo à metodologia Google Lit Trips de Jerome Burg.

   As atividades foram dinamizadas e coordenadas pelas Professoras Fernanda Ledesma e Ana Sancho.

   Em breve a wiki e todos os materiais elaborados no âmbito deste projeto serão disponibilizados, por agora deixamos uma pequena amostra...







Fotos da Sessão de Apresentação do Projeto:















4 de maio de 2013

Já estão disponíveis os 34 podcasts



Já estão disponíveis os 34 podcasts gravados durante a tertúlia de poesia que decorreu no âmbito do Mês da Leitura e do Mar, na Biblioteca da Escola Secundária D. João II, com as turmas do 8ºB, C, E e G, da professora Gracinda Mateus.

Os poemas  selecionados pelos alunos são de autores consagrados, na sua maioria sobre o tema – o Mar - mas também temos alguns, muito bonitos, escritos pelos alunos. Os poemas foram lidos, individualmente, em pares ou em trios. 

Pode ouvi-los aqui, na nossa coleção!

3 de maio de 2013

Mais uma sessão do projeto: Jornalismo na Escola

Mais uma sessão, amanhã, dia 3 de maio, pelas 14.20 h decorre mais um workshop de Escrita Jornalística no âmbito do projeto - "Jornalismo na Escola" com os alunos do 10º F e G.
Vamos aprender, meninos !!!